terça-feira, 4 de novembro de 2008

MITO E HISTÓRIA

MITO E HISTÓRIA:

A Formação do Conhecimento Histórico através do Mito.

José Wegino dos Santos Saturnino. 1[1]

Na pesquisa em História, se busca “investigar” acontecimento que traz ao individuo o desejo de buscar o conhecimento; para alcançar tal finalidade e necessário compreender as explicações que cada sociedade transmite, sendo essas formadas pela cultura e tradições; os quais são elementos formadores da narrativa mítica, o qual tem o objetivo de explicar a realidade através das crenças, valores e das religiões dos povos.

Na visão do homem contemporâneo, o mito esta ligada a idéia de erro, mentira ou coisas de caráter não-real ou de pouca credibilidade; desta forma impossibilitando ver o “mito” à possibilidade de entendermos as idéias “primitivas” que são formadas pelas suas “verdades” próprias.

Através da narrativa mítica podemos compreender o sentido que cada cultura busca para a explicação da criação de tudo, alem de mostrar ao homem a sua limitação e subordinação as crenças de poderes sobrenaturais o qual constituía as crenças religiosas. Desta forma fazendo compreendermos a cronologia de que os acontecimentos míticos têm em paralelo ao tempo real, assim demonstrando a idéia de uma seqüência temporal fora da realidade concreta, assim exemplificando um tempo circular aonde tudo vem a ser o que era, ou seja, o eterno retorno.

Em geral o pensamento mítico nos mostra a abrangência em que o conhecimento histórico pode alcançar; assim utilizando o pensamento racional para compreender as idéias formadas pelo sistema de cada cultura.




[1] Aluno do Curso de Graduação em História da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Wegino_bom@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

GRUPO DE ESTUDOS

GRUPO DE ESTUDOS
O Grupo de Estudos GEPEH pertence a Universidade Regional do Cariri - URCA